domingo, 12 de dezembro de 2010

Mensagem especial em comemoração ao Dia da Bíblia

O crente e a Bíblia

O grande milagre que é a Bíblia

Pr. Francisco Vaz Pereira
      Embora a Bíblia tenha origem divina, sobrenatural, ela é acessível aos homens. Deus, o Criador de todas as coisas, entregou-nos esta revelação por meio da escrita. Deus não escreveu a Bíblia, mas por inspiração única do Espírito Santo usou seus servos para escrevê-la (2 Pe 1.19;2; 2 Tm 3.16). A Bíblia contém mais de 3800 expressões tais como “assim diz o Senhor” ou equivalente que é qual selo divino indicando a sua origem. Muitas vezes a Bíblia registra a ordem que Deus deu a seus servos para que escrevesse suas palavras e seus feitos “Então disse o Senhor a Moisés: escreva isto para memória num livro” Ex 17.14; “Toma o rolo dum livro, e escreve nele todas as palavras que eu tenho falado de Israel”. Jr 36.2.
      Qual a atitude que o crente deve ter ante este livro maravilhoso? E quais as bênçãos que acompanham àqueles que se dedicam ao seu estudo? “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas”. Ap 1.3.

A ATITUDE DE VIDA DO CRENTE PARA COM A BÍBLIA

      Convém que cada cristão seja reverente para com a Bíblia, porque o cristão mostra assim seu amor para com Deus pelo amor que ele revela para com a palavra de Deus. “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” Jo 14.15.

1-     O cristão deve sempre ler a Bíblia
      É um preceito divino. Sim, o crente deve ler sempre a Bíblia porque Deus assim ordenou. “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite” Js 1.8.

2-     O cristão deve dar à Bíblia o primeiro lugar na sua vida
      Jesus elogiou Maria porque ela deu o primeiro lugar às palavras de Jesus e não permitiu que os cuidados da vida a impedissem de alimentar-se delas (Lc 10.38-42). Depois, ela também teve oportunidade de cuidar das coisas materiais. É um prejuízo muito grande quando as coisas materiais impedem o crente de ler a Bíblia. E o dano espiritual ainda é maior quando alguém se diz crente prefere as revistas de quadrinhos, novelas ou até mesmo publicações pornográficas, mas não tem tempo nem interesse de ler a Palavra de Deus.

3-     A Bíblia nos ensina como devemos lê-la proveitosamente
a)               Leiamos a Bíblia com oração – Está escrito: “Desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas da tua lei” Sl 119.18, “Ensina-me os teus estatutos” Sl 119.12. Peçamos a Deus sabedoria (Tg 1.5,6). Assim poderemos experimentar que Jesus não somente nos “abre o livro”, mas também nos dá o entendimento para compreendermos as escrituras. (Lc 4.17; 24.45).
b)               Leiamos a Bíblia com a mente aberta para a operação do Espírito Santo que é o Ensinador por excelência. A sua unção nos ensina (1 Jo 2.20,27).
c)               Leiamos a Bíblia diariamente – Deste modo a nossa mente abrir-se-á mais e mais para compreendê-la (Cl 3.16), e nos serve de ensino (Rm 15.4). O cristão, pela perseverança na leitura bíblica, fica inteirado de sua mensagem divina (2Tm 3.14).


      BENÇÃOS SOBRE O CRENTE QUE SEMPRE LÊ A BÍBLIA

      Este fato deve ser de maior estímulo para que todos sejam “firmes” e constantes na leitura da Palavra de Deus.
     
1-     A Palavra de Deus lida é guardada em nosso coração
 Isto constitui uma força maravilhosa contra o pecado. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” Sl 119.11. A Palavra de Deus nos dá poder para abandonar todo o mau caminho (Sl 119.104), par que, assim, tais caminhos não nos escravizem. O autor de Provérbios nos exorta a guardar as palavras como a menina dos nossos olhos para que sejamos conservados puros até por conta do pecado moral (Pv 6.20,24; 7.1-5), pois  a sua palavra nos guarda das veredas do destruidor (Sl 17.4). Quando os jovens guardam a Palavra de Deus nas suas vidas, eles se tornam fortes e podem vencer o maligno (1 Jo 2.14).

2-     A Palavra de Deus é o alimento sobrenatural
Este alimento está nas nossas mãos para nutrir a nossa vida espiritual. O homem trabalha e se esforça constantemente para alimentar seu corpo físico. Entretanto, “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” Mt 4.4. Jó disse: “As palavras da sua boca prezei mais do que o meu alimento” Jó 23.12. Quando o profeta Elias recebeu o pão trazido por um anjo. Aquele alimento sobrenatural o fortaleceu de tal forma, que ele andou quarenta dias e quarenta noites (1 Rs 19.5-8). Muitos crentes andam fracos e raquíticos na fé por não se alimentarem da Palavra de Deus, assemelham-se ao homem egípcio que foi encontrado semimorto por não ter se alimentado por três dias e três noites. Quando foi alimentado recobrou seu alento (1 Sm 30. 11,12).

3-     A Palavra de Deus alegra e edifica
O salmista disse que a Palavra de Deus era sua recreação (Sl 119.117). A Palavra traz renovação para o nosso íntimo (Sl 119.107,109), enche-nos de grande alegria (Sl 119.14,111) e desperta-nos para louvar ao Senhor (Sl 119-7). O profeta jeremias encontrou na Palavra do Senhor gozo e alegria (Jr 15.16).

4-     A Palavra de Deus alegra e edifica
Aquele que conhece bem a Palavra de Deus pode sentir-se seguro nas encruzilhadas da vida por causa da orientação que ela dá. Os passos do homem bom são confirmados pelo Senhor e a lei de Deus no seu coração não permite que os seus passos resvalem (Sl 37.23,31).


    Pr . Francisco Vaz Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...