PROBLEMA; Hebreus 6:4 parece ter sido escrito para os porque contém certas caracteristicas que somente são verdadeiras em relação a eles, tais como "participantes do Espírito Santo" (v .4) . Mas este texto declara, que se cairem,"é impossível outra vez renova-los para arrependimento,visto que,de novo erstão crucificando para si mesmo o Filho de Deus e expondo-o à ignomia" (v.6). Isso quer dizer então que os crentes podem perder a salvação?
SOLUÇÃO: Há basicamente duas interpretações dessa passagem.Há os que tomamcomo referindo-se aos crentes, e há os que consideram como referindo-se aos que não são crentes.
Aqueles que dizem que essa passagem se refere aos que não são crentes argumentam que toda essa caracteristica poderiam ser daqueles que professam meramente o cristianismo,mas que de fato não possuem o Espírito Santo.Observam que as pessoas referidas no texto não são descritas de maneira usual como crente é caracterizado,como, por exemplo: quem nsaceu" de novo" (Jo3:3); ou quem está "em Cristo" (Ef 1:3); ou quem foi selado no espirito Santo (Ef 4:30). Apontam para Judas Iscariotes como o exemplo clássico dessa situação. Ele andou com o Senhor, foi enviado e comissionado por Jesus em missões, tendo recebiso "autoridade sobre espiritos imundos para os expelir e para cura\r toda sorte de doenças e enfermidades" (Mt 10:1). Entretanto em sua oração no Evangelho de João, Jesus falou de Judas como o "filho da perdição" (Jo 17:12).
Vários problemas surgem quando se toma essa passagem como relativa a não-crentes, mesmo que aqueles que sustentam a posição de que o crente pode perder a salvação (i.e, os arminianos). Primeiro, a passagem declara enfaticamente que "é impoaaível outra vez renova-los para arrependimento" (Hb 6:4,6). Mas poucos arminianos creêm, que uma vez tendo algém apostatado, lhe seja possível ser salvo de novo.
Apesar de a descrição de tais pessoas no texto ser um pouco diferente das formas empregadas em outras partes no NT,algumas das expressões utilizadas muito dificilmente poderiamaplicar-se as pessoas não salvas. Por exemplo,(1) tais pessoas tinham esperimentado o arrependimento (Hb 6:6), que é a acondição para a salvação (At 17;30); (2) o texto refere-se àqueles "que uma vez foram iluminados, e provaramodomcelestial" (Hb 6:4); (3) eles "se tornaram participantes do Espírto Santo" (v.4);(4)"provaram a boa Palavra de Deus" (v.5). e (5) também os poderes do mundo vindouro" (v.5).
É claro que se eles são crentes,então a questão que surge é a respeito da sua situação depois que "cairam" (v.6). Aqui a interpretação varia conforme a linha teológioca adotada. Os arminianos argumentam frquëntemente que tais pessoas perderam de fato a salvação. Entretanto o texto parece indicar que elas não podem ser salvas de novo, o que a maioria dos arminianos rejeita.
Por outro lado, aqueles que sustentam um ponto de vista alvinista apontam para alguns fatos. Primeiro, a palavra corresponde ao verbo "cair" que aparece no texto (parapesontas) não indica uma ação sem retorno. É , sim, uma palavra para "desviar-se do rumo", indicando que a situação daquelas pessoas não é desesperadora.
Segundo o fato de que é impossível que eles de novo se arrependam indica a natireza do arrependimento, ou seja, que é uma vez para sempre. Em outras palavras eles não necessitam arrepender-se novamente, já que isso foi feito uma vez e é suficiente para a eterna redenção (Hb 9:12).
Terceiro o texto parece indicar que não há necessidade de que os que se "desviaram" (apóstatas) se arrependam de novo para serem salvos assim como não é mais necessário que Cristo morra de novo na cruz (Hb 6:6).
Finalmente,o autor de Hebreus chama de "amados" aqueles a quem ele esta levando essa advertência, termo este que dificilmente poderia ser considerado apropriado para descrentes.
De qulquer forma, não há problema algum nessa passagem a respeito da inspiração da Escritura. É simplismente uma questão de interpretação da Bíblia por cristão que têm em comum a crença de que ela é a inspirada Palavra de Deus em tudo que afirma.
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