sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Assistência Social






“E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.”  At 4.32-35

     É bastante comum em meio a diversas pessoas de personalidades diferentes a divergências de opiniões apesar de sermos todos iguais aos olhos de Deus. O que nos torna iguais é a unidade espiritual, fator essencial para que o Corpo de Cristo mantenha-se em profunda harmonia em suas funções e propósito. Para manter a prática de um destes propósitos – o amor ao próximo – devemos seguir o grande mandamento ordenado por Cristo em Mt 22.37-39, onde um doutor da lei questionou o Mestre sobre qual é o grande mandamento da lei: “E Jesus disse-lhe: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
     Os dois grandes mandamentos expressos por Cristo são dependentes entre si, ou seja, não se pode amar a Deus sem amar o próximo e vice-versa. Se dissermos que amamos a Deus devemos também expressar este amor ajudando nosso próximo (todos os que estão ao nosso alcance, física ou virtualmente) em suas necessidades como registrado por Lucas no texto de Atos mencionado acima. Podemos ajudar de várias formas: espiritualmente, braçalmente e materialmente.
     Espiritualmente dizendo, podemos orar pelos nossos irmãos ou até dar uma palavra divinamente inspirada para lhe suscitar o ânimo. Fisicamente, podemos lhe prestar uma ajuda braçal para executar determinada tarefa na qual ele não possa realizar sozinho. Materialmente, através de doações de alimentos, roupas e até mesmo outros pertences, como móveis, eletrodomésticos, etc.
     Para intermediar a doação de ajuda material, temos na nossa igreja o Serviço Social que trabalha em prol dos nossos irmãos em Cristo. Por isso, se queres demonstrar ou começar a demonstrar este amor de Deus que opera em sua vida não deixe que entregar sua doação à irmã Valéria Melgaço, responsável pelo Serviço Social e pelo recolhimento destes donativos. Doe o melhor que puder. Doe o que gostaria de receber.
Se não puder doar nada no momento continue orando pelos nossos irmãos, “... a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” Tg 5.16b. Esta é a maior prova de amor e sensibilidade às necessidades do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...