quinta-feira, 9 de junho de 2011

Banana: uma fruta que só tem benefícios!


Quem não tem banana em casa? Ela é uma fruta muito popular, barata, nutritiva e que todos adoram: se não for in natura, é na forma de bolo, torta, sorvete, caramelada, assada ou seja como for. Ótimo alimento para crianças, tem uma ótima digestão e é cheia de propriedades nutricionais, além de prevenir doenças.

As propriedades nutricionais
A banana é rica em ferro, mineral que ajuda a prevenir anemias, principalmente em grávidas e crianças. Também contém magnésio, que ajuda a prevenir alergias, mas ela é muito rica mesmo é em potássio, responsável pela contração muscular e para evitar cãibras, por isso é altamente recomendada para quem pratica esportes. Ela ainda contém cálcio, que é responsável pela formação dos ossos e dos dentes.
Já na parte das vitaminas a banana contém betacaroteno, que é precursor da vitamina A e vitamina C que ajudam o sistema imunológico , B1 que mantém o funcionamento normal do sistema nervoso, músculos e coração, B2 que ajuda na cicatrização de feridas e B5 que interfere no metabolismo de açúcares e gorduras.
Ela contém frutose, um açúcar que proporciona energia ao organismo, e é muito mais saudável do que o açúcar refinado comum.

A banana na prevenção de doenças

A banana alcaliniza o sangue, sendo indicada no caso de acidez no estômago, facilitando a digestão. Também é indicada nos casos de infecção do fígado, fortalecendo as células. Estimula os rins na depuração de elementos tóxicos.
Seu suco é recomendado para tratar as enfermidades dos rins, nefrite, hidropisia, gota, obesidade, problemas do fígado, tuberculose e problemas do estômago. Também traz resultados no tratamento de problemas do sistema nervoso, insônia e enxaqueca.

Os tipos de banana

Existem vários tipos de banana, sendo a mais comum a nanica, que mede de 12 a 20 cm, a prata que mede de 10 a 15 cm, a ouro, que é bem pequenina, medindo de 5 a 7 cm e a maçã, também pequena, de 5 a 10 cm, que é a mais indicada para dietas de crianças e bebês.
A época da banana vai de janeiro a julho, e é encontrada em todos os lugares que vendem frutas, desde feiras a supermercados.

O consumo da banana

A fruta in natura é bem doce e de sabor agradável, porém tem gente que não gosta. A sugestão então é consumi-la na forma de bolos,  sorvete, caramelada ou em tortas. Na newsletter número 10 aqui do blog tem uma receita de torta de banana com chocolate que é simplesmente uma delícia, e muito fácil de fazer. Bater um copo de leite com uma banana no liquidificador e tomar como vitamina é uma ótima opção para um lanche da tarde ou substituto do café da manhã.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...